domingo, 5 de fevereiro de 2012

Generalistas descem factura com TDT

Cada generalista deverá pagar 2,4 milhões por ano à PT.
A passagem do sinal analógico para o digital vai permitir aos canais generalistas uma poupança superior a um milhão de euros anuais. De acordo com informações recolhidas pelo jornal Correio da Manhã,  a Portugal Telecom (PT), responsável pelo transporte do sinal, vai cobrar a cada estação 800 mil euros anuais por cada megabyte (MB) de largura de banda utilizada, estando previsto que cada canal utilize entre 2,5 e 3 MB de largura de banda, o que significa 2 a 2,4 milhões de euros.

Este valor está substancialmente abaixo do praticado no sinal analógico, onde o transporte de cada canal oscilava entre os 3,5 e os 4 milhões de euros por ano, sendo que a TVI tinha uma rede própria, a RETI (vendida à PT).

Mas os canais generalistas não estão ainda satisfeitos e pretendem reduzir o preço, já que não vão utilizar, pelo menos nesta fase, toda a capacidade de largura de banda que lhes está destinada, nomeadamente com a não adopção imediata do som Dolby 5.1 e do teletexto de última geração. O que pode reduzir até 0,8 MB – mais de 600 mil euros – o consumo por canal. Segundo o jornal, a PT não se tem mostrado disponível para descer o valor, já que o espaço está destinado aos canais e, mesmo que não seja utilizado por eles, não será comercializado.

Partilhar notícia:

0 comentários:

Enviar um comentário